segunda-feira, 24 de maio de 2010

Qual seu medo?

Outro dia andando na rua vi um rapaz fazendo uma coreografia bizarra. Parei para observar e notei que aquele malabarismo todo era uma forma dele tentar se livrar de uma inofensiva borboleta.
Inofensiva não no ponto de vista dele.

O medo quando em um grau mais severo faz a pessoa passar por situações muito constrangedoras.
Eu por exemplo, tenho um medo irracional de lagartixas. Já fui capaz de em uma viagem, passar a noite inteira acordada por ter um ser abominável desses no quarto onde eu teria que dormir e não ter um filho de Deus disposto a tirá-la de lá.
Nunca matei uma lagartixa na vida, justamente por que nunca tive coragem de chegar perto suficiente de uma a ponto de conseguir alcançá-la.

Minha mãe se apavora quando tem que ir ao dentista. Meu pai tem tanto medo de tempestades que quando começa uma chuva mais forte, ainda mais se for acompanhada de vento ele se transforma em outra pessoa de tão apavorado que fica.

Há quem tenha medo de agulhas e quase morre na hora de tomar injeção ou tirar sangue. Quem tem medo de dirigir trava total quando se vê no controle de um carro.
Medo de altura, do escuro, de insetos, de avião, de cães, da morte, de lugares fechados são os tipos mais comuns.
Já entre os medos não tão comuns estão o medo de vegetais (sim isso existe e se chama lachanofobia), o medo de vomitar (emetofobia), o medo de pêlos (caetofobia - quem tiver isso com certeza se recusa a ver novelas com o Tony Ramos!), o medo de cores (cromotofobia), o medo de flores (antofobia), o medo de pensar (fronemofobia - a pessoa que tem isso pode se matar né?!) e o medo de palavras grandes (que por uma enorme ironia chama-se hipopotomonstrosesquipedaliofobia).

Conheço uma mulher que tem medo de aves mortas. Não olha, compra nem come frango de jeito nenhum e só de ver aqueles fornos que assam frangos em padarias já começa a suar frio.

Debochar do medo alheio é muita sacanagem pois só quem sente aquilo sabe o quão difícil é ter que conviver com tal distúrbio.
E cá pra nós, na minha opinião quem diz não ter medo de nada mente! Medo é uma reação natural do ser humano, em algumas pessoas mais intenso, em outras nem tanto mas medo todo mundo tem!

E falando nisso, na janela da minha cozinha mora uma lagartixa. Ela só aparece a noite o que me faz ficar mais afastada da pia quando quero beber água depois das 18:00 (sim eu sei que tenho problema!) Me mantenho afastada pois se ela sismar de fazer amizade e com isso pular em mim essa história terá um final trágico e com certeza não será pra ela.

5 Diga algo...:

Devil_Max disse...

Muito bom, não esqueça de medo do número 13 (triskaidekafobia), e o medo de palhaços (coulrofobia); e o medo de ter medo (agorafobia)é o pior, vc já entra em pânico por pensar que pode entrar em pânico mas que na realidade não está em pânico, é apenas um pensamento de se vc entrar em pânico...Um beijo.

Nina Lee disse...

Tenho muito medo de água. Como não sei nadar qualquer coisa com água acima do joelho me apavora.
Beijokas pra você Lady ;)

Amélie Bouvié disse...

Adoro os seus textos!!
E concordo, não acredito quando alguém diz que não tem medo de nada! Eu morria de medo de piscina, e ainda tenho... só entro se for com o Marcos mas tem que estar me segurando o tempo todo rsrsrs.
Você escreve MUITO!

Parabéns linda.

Bernardo Costa disse...

Não tenho nenhum medo que me faça passar vergonha mas me incomoda saber que terei que dormir sozinho em casa. Quando meus pais viajam sempre dou um jeito de dormir na casa de algum amigo ou parente.
Saudades neguinha. Beijão.

Juliana Bastos disse...

Eu tenho medo de vésperas.