quarta-feira, 5 de maio de 2010

Boa noite.

É impressão minha ou está cada vez menos estimulante assistir aos telejornais?
Cada emissora faz questão de ter o seu num formato diferente da concorrente, o que para nós é sinônimo de variedade mas será que mesmo em meio a tantas opções existe alguma coisa de qualidade para ser vista??? Vejamos...

Jornal da Rede Tv - O "menos pior" deles é o Leitura Dinâmica 2° Edição. Tá certo que tem a desvantagem de passar tarde, depois do Super Pop (que por sinal nem sei por que ainda está no ar já que nunca vi ninguém assumir que assiste, provavelmente por vergonha) mas entre os demais jornais da emissora esse é o que apresenta as notícias de forma mais interativa, fora que nele sempre há divulgações de shows e eventos culturais que outros jornais não fazem questão de noticiar.
Nada me tira da cabeça que na produção desse jornal alguém é fã de Iron Maiden.

Jornal do SBT - Silvio Santos nunca deu muito crédito à parte jornalística de sua emissora mas de uns tempos para cá parece que o homem do Baú passou a ter mais consideração com seus jornalistas, tanto que tem como âncora principal Carlos Nascimento, profissional que ficou bastante conhecido por passar anos a frente do SPTV na emissora concorrente.
Tá certo que no SBT Carlos Nascimento está bem mais descontraido. Diante de uma notícia ele faz questão de dar sua opinião seja ela positiva ou não.
Muitos comentários feitos por ele fariam o redator do Jornal Nacional se suicidar em público mas, com certeza esses comentários divertem o telespectador.
Esse formato já era utilizado pelo pioneiro Boris Casoy quando ele atuava na própria emissora. Seu comentário típico "Isso é uma vergonha!" já fazia parte de praticamente todas as edições.

Jornal da Band - Sabe aquele seu vizinho (pode ser tio ou professor) carrancudo, que se veste sempre de marrom ou cinza, não vê graça em nada e quando começa a falar ninguém aguenta ouvir até o final? Pois é, esse é o formato do Jornal da Band. Chato demais pra ser visto até o final.

Jornal da Cultura - Considero a Cultura uma emissora admirável, porém levando-se em conta que a maioria dos assuntos legais são abordados nos demais programas da grade como o Metrópolis por exemplo, não sobra muita coisa interessante para o telejornal que não seja a cotação da bolsa de valores e os números referentes a gripe H1N1.

Jornal Nacional - O monstro dos telejornais. Todo jornal quer ser como o JN quando crescer.
Sempre com uma gama admirável de âncoras (desconsidere os apresentadores "tapa buracos" ok?!), o JN é tão influente que teve sua história retratada em um livro. Quantas pessoas já não responderam ao "Boa Noite!" do Cid Moreira ao final de mais uma edição? (Ok, meu avô fazia isso).
Existem boatos de que o JN influencia diretamente os resultados das eleições federais. Não sei até onde esse boato procede, o que sei é que muitas pessoas só acreditam em certas informações se verem as mesmas sendo divulgadas pelo JN.
JN tem classe pra noticiar uma tragédia, faz as vezes do jornalismo imparcial e tem um âncora que por muito tempo foi adepto fervoroso ao uso do Twitter.
Se não fosse o péssimo hábito de passar quase 50% do tempo no ar falando de política, o JN seria a menina dos olhos do povo brasileiro.

Jornal da Record - O jornalismo da Record é feito de forma ímpar.
Pegue um exemplo de tragédia humana, acrescente uma dose de pesar na voz do âncora, (isso desconsiderando aquela âncora sem noção que comenta tragédias e afins com um sorriso no rosto, com certeza o cúmulo do mau gosto!) junte cenas fortes e só entreviste quem estiver sofrendo ou revoltado (pessoas baleadas, esfaqueadas ou atropeladas se conseguirem falar são super bem vindas!) O que que dá? Dá o jornalismo da Record!
Tá certo que a tempos atrás eles estavam transmitindo as olimpíadas de inverno mas vamos combinar que as cenas que eles mais gostavam de mostrar eram as dos acidentes e principalmente da morte do rapaz que fatalmente aconteceu durante os jogos.
Eles se auto entitulam Jornalismo Verdade mas cá pra nós, será necessário uma verdade tão nua e crua assim???

É por isso que dentre todas essas opções acima o meu jornal favorito é o FURO MTV. Ninguém ali tem pretensão de fazer jornal mas com toda sua simplicidade eles conseguem fazer o povo rir.
E olha, na minha opinião temos mesmo é que rir pois de triste pra mim basta minha conta bancária!

3 Diga algo...:

Nina Lee disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom amiga. Sua forma de ver os telejornais me fez rir muito.
Parabéns, você escreve bem demais.
Beijokas amada!

Bernardo Costa disse...

Não vejo nenhum desses jornais. De vez em quando vejo o Furo mas só quando lembro. Também gosto muito da programação cômica da MTV, com certeza mil vezes melhor que assistir esses jornais.
Saudades de vc sua ingrata, não lembra nem que eu existo né, nem sei por que gosto tanto de você.
Beijo neguinha.

Amélie Bouvié disse...

O jeito que vc descreveu o jornal da Band fez eu rir muito!
Adorei, vc escreve MUITÍSSIMO bem!
Beijos querida.